A NR 26 é uma norma regulamentadora que estabelece a sinalização de segurança em locais de trabalho, indicando os riscos existentes por meio de cores. As cores utilizadas devem atender às normas técnicas oficiais e ser usadas de forma coerente para não causar distração ao trabalhador.


As cores podem ser utilizadas para identificar equipamentos de segurança, delimitar áreas, indicar tubulações e advertir contra possíveis riscos, entre outros. As principais cores são vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, branco e preto, cada uma indicando um tipo de ameaça ou risco existente.

A sinalização é uma ótima ferramenta para prevenir acidentes e vem se provando de grande auxílio para que os programas de segurança atinjam os objetivos de diminuir os acidentes e ocorrências.

Saiba o que cada cor indica:

  1. Vermelho: Identificação de equipamentos de proteção contra incêndios ou proibição.
  2. Laranja: Indicação de perigo em partes móveis de máquinas e equipamentos, canalizações de ácidos e dispositivos elétricos.
  3. Amarelo: Indicação de cuidado em situações de risco.
  4. Verde: Configura segurança. São avisos, guias de localização, entradas de sala de emergência entre outros. (Aliás, o verde é facilmente encontrado em caixas contendo os equipamentos de proteção individual (EPI), itens de primeiros socorros, emblemas de segurança, chuveiros de emergência e sinalização de portas. Em situações de urgência, a cor é essencial na tomada de decisões.)
  5. Azul: Indicação de ações obrigatórias e informações, aviso contra uso e movimentação de equipamentos.
  6. Branco: Indicação de localização e circulação, faixas de localização e direção.
  7. Preto: Indicação de presença de combustíveis viscosos, canalização de inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade.

Quer ver um exemplo de uma cor sinalizadora em uso?

Os famosos cavaletes, bastante usados em ambientes em que há possibilidades de chãos escorregadios ou molhados, como mercados, açougues, frigoríficos e tantos outros.

Agora você já sabe de onde vem as cores para essas placas e outras sinalizações!

Para conhecer melhor a NR26, abaixo trouxemos o tópico introdutório dela:

NR 26 – Sinalização de Segurança

“26.3 Sinalização por cor
26.3.1 Devem ser adotadas cores para comunicação de segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos perigos e riscos existentes.
26.3.2 As cores utilizadas para identificar os equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar tubulações empregadas para a condução de líquidos e gases e advertir contra riscos devem atender ao disposto nas normas técnicas oficiais.
26.3.3 A utilização de cores não dispensa o emprego de outras formas de prevenção de acidentes.
26.3.4 O uso de cores deve ser o mais reduzido possível a fim de não ocasionar distração, confusão e fadiga ao trabalhador.” 

Você também pode ler mais no site do governo federal.

Agora, além do uso das sinalizações, sabemos que também é preciso fornecer EPIs para proteger os seus funcionários, e para isso você pode contar com a Qualiflex. Temos mais de 20 anos de tradição e expertise na fabricação e distribuição de EPIs. Veja todos os nossos produtos em: https://www.qualiflex.com.br/produtos