Para começar o ano com o pé direito, trouxemos, no blog deste mês, dicas e orientações sobre o uso de EPIs e segurança no ambiente de trabalho, para você, sua empresa e seus trabalhadores ficarem tranquilos em 2023.

Para começar: sabemos como é difícil observar o cumprimento de uso correto de todos os colaboradores. O uso do equipamento de proteção individual não é tratado com a seriedade que precisa por parte de alguns colaboradores. Mas você sabia que existem normas e algumas dicas muito simples que podem te ajudar nessa questão? Aprenda a como conscientizar os seus trabalhadores sobre o uso dos EPIs com Ações Básicas De Conscientização Para Uso De EPIs.

Se ainda assim, se  você tiver problemas com o uso dos EPIs pelos trabalhadores, entenda aqui o que você pode fazer a respeito. Segurança É Responsabilidade Do Todo! 3 Medidas Aplicáveis Para Quem Recusa O Uso Do EPI. Neste artigo, falamos bastante sobre a obrigatoriedade do fornecimento, supervisão de uso e reposição de EPIs para profissionais, além de ressaltar as punições previstas em lei para empresas que não cumprem a vigência estabelecida. 

Treinamento de câmara fria e uso de EPIs! Entenda sua importância. Sabemos que as câmaras-frias exigem que os colaboradores utilizem EPIs de segurança para a prevenção de  acidentes e doenças ocupacionais. Contudo, apesar de entender que a sua utilização é obrigatória, pouco é falado sobre o treinamento e sobre como ele é necessário para que não só os equipamentos sejam utilizados corretamente, mas, também, sobre as medidas de segurança necessárias para essa profissão. 

Para ajudar mais ainda na segurança dos seus trabalhadores e, consequentemente, da sua empresa, saiba aqui o que é a CIPA, que não é um órgão regulamentador, mas está presente como apoio, principalmente, para o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) sendo adotada de forma obrigatória em empresas com mais de 20 colaboradores.  CIPA: diretrizes e formação da comissão que eleva o nível de segurança dos colaboradores 

 Por fim, mais uma dica da Qualiflex para a sua gestão de segurança! Já ouviu falar na Análise Preliminar de Risco (APR)? Caso não, este artigo é especialmente para você! Se já ouviu, mas ainda não tem a implementação na sua empresa, está na hora de entender a importância e benefícios que ela pode trazer: APR O apoio que a sua gestão de segurança precisa para mitigar agentes facilitadores de acidentes