Ações básicas de conscientização para uso de EPIs

197

Janeiro costuma ser aquele mês inspirador, onde metas são traçadas e objetivos são estipulados para um ano de sucesso! Entre essas metas, com certeza, você deve ter incluído a queda no índice de incidentes e acidentes de trabalho, não é mesmo? 

 

Não é segredo para ninguém que os EPIs são a base de uma rotina saudável e segura e podem ser a chave para mitigar o seu percentual de acidentes anuais, no entanto, sabemos, também, sobre como é difícil observar o cumprimento de uso correto de todos os colaboradores. Como já falamos por aqui, o uso do equipamento de proteção individual não é tratado com a seriedade que precisa por parte de alguns colaboradores. Mas, para a nossa sorte, existem normas e algumas dicas muito simples que podem dar jeito nessa questão. Vamos a elas? 

 

1 - Atenção ao SIPAT 

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), é um recurso valioso quando o assunto é conscientização. Além disso, ela é, também, responsabilidade da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). 

A importância da realização anual do SIPAT está, dentre suas inúmeras vantagens, o mapeamento, identificação  e correção de práticas que oferecem riscos aos colaboradores, incluindo aqui o uso incorreto de EPIs. 

 

2 - Capacite seus colaboradores 

Nem sempre os profissionais sabem o uso correto de todos os EPIs, principalmente quando consideramos os que ainda são novos na função. Dessa forma, oferecer treinamentos recorrentes sobre o uso do equipamento pode ser uma ótima pedida para minimizar os acidentes. Além disso, claro, você também pode orientá-los sobre comportamentos e práticas ideias em ambientes de risco. 

 

3 - Faça reuniões semestrais sobre o tema 

Sem entender a importância, a resistência ao uso fica ainda mais difícil de gerenciar. Conversar sobre o tema com seus colaboradores, deixando sempre claro os riscos a que estão expostos e como o

EPI ajuda a diminuir a incidência de acidentes. Além disso, essas conversas ajudam a criar consciência coletiva. 

 

Gostou das dicas? Não deixe de seguir nossas redes sociais para mais dicas!