EPIs fabricados em borracha nitrílica provam ser ótimos aliados aos trabalhadores, afinal de contas a borracha nitrílica tem uma excelente resistência química e é amplamente utilizada em aplicações que envolvem óleos, combustíveis e solventes. Veja as melhores aplicações deste material lendo este artigo.

Aqui você vai encontrar: 

Como surgiu a borracha nitrílica? 

O que é a borracha nitrílica?

Como EPIs feitos de borracha nitrílica são feitos?

Quais os melhores EPIs feitos de borracha nitrílica e onde encontrá-los?

Você provavelmente já está familiarizado com este material, afinal de contas, a borracha nitrílica é bastante utilizada atualmente em equipamentos de proteção individual (EPIs) para diversas atividades que envolvem o manuseio de produtos químicos agressivos. Os EPIs fabricados em borracha nitrílica estão entre os mais eficientes para proteger os usuários contra os riscos associados a esse tipo de exposição.

Esse material foi originalmente desenvolvido para uso médico, mas rapidamente se expandiu para outras áreas, como a indústria química e de alimentos. Ela pode ser usada em diferentes tipos de equipamentos de proteção individual, que variam de acordo com o nível de proteção necessário, como aventais, mangas, luvas e botas. O mecanismo de proteção da borracha nitrílica se dá graças à sua alta resistência a óleos e solventes, que a torna capaz de atuar como uma barreira física entre o trabalhador e as substâncias perigosas. Dessa forma, a borracha nitrílica bloqueia a penetração dos produtos químicos, evitando sua absorção pela pele.

Surgimento da borracha nitrílica

A primeira produção de borracha nitrílica (também conhecida como borracha NBR) foi feita pela empresa alemã I.G. Farbenindustrie em 1930, e comercializada sob o nome Perbunan. Ela foi feita por meio da polimerização de butadieno e acrilonitrila em emulsão, processo em que o acrilonitrilo é emulsionado em água para depois ser adicionado ao butadieno. 

Anvisa RDC 26

Em 2015 a ANVISA liberou uma resolução técnica, a RDC 26, determinando que qualquer alimento que tivesse risco de contaminação direta ou indireta por agentes alergênicos, como por exemplo o látex natural das luvas cirúrgicas, devesse constar em sua embalagem um aviso para pessoas alérgicas sobre a possibilidade de conter traços daquele agente alergênico.
Com isso, a esmagadora maioria das indústrias alimentícias, frigoríficos e similares migraram para luvas nitrílicas em suas operações, banindo 100% qualquer luva de látex da área fabril, visando não gerar alergias nos usuários e consumidores e não precisar discriminar na embalagem do alimento este risco.
Todas as luvas nitrílicas comercializadas pela Qualiflex são fabricadas em conformidade com a RDC 26/2015 e são próprias para a indústria de alimentos.

A Qualiflex possui diversos EPIs fabricados com a borracha nitrílica, alguns deles são as nossas luvas:

Luva Nitrílica Alimentícia Ansell 37-310 – CA 42997

A nossa luva nitrílica premium Ansell grau alimentício, sem forro interno ou flocos de algodão, possui antiderrapante tipo losangos na face palmar, comprimento 31 cm, espessura 8 mil micras. Ela é própria para contato direto com alimentos in natura, podendo ser utilizada em conjunto com outras luvas para proteção complementar (luvas resistentes a corte ou a temperatura).

Luva Nitrílica 46 cm Sem Forro – CA 12598

Essa luva de segurança é fabricada com borracha nitrílica premium, grau alimentício, espessura de 0,56mm, comprimento de 46 cm, sem floco interno de algodão, punho com acabamento “reto” e palma antiderrapante com acabamento tipo “areia”. Disponível nos tamanhos: P, M, G, GG.

Aqui, a borracha nitrílica de desempenho superior permite uma combinação excelente de resistência química e força. Além de garantir maior proteção contra rasgos, perfurações e abrasões do que luvas de látex ou neoprene. 

Luva Nitrílica Descartável – CA 43343

As nossas luvas descartáveis são fabricadas em látex nitrílico, com espessura 0.09mm, comprimento 25 cm, sem talco, palma lisa, modelo ambidestra. Comercializada em caixas de 100 peças (50 pares).

Elas são indicadas para contato direto com alimentos, podendo ser utilizadas em conjunto com luvas resistentes a corte ou a temperatura.

Agora, se o que você procura é uma luva anticorte, recomendamos esta: ⤵

Luva Corte 5 Nitrílica – Hand Oil Cut – CA 44524

Essa luva é confeccionada em fios de alta resistência a corte (PEAD Polietileno de Alta Densidade, Fibra de Vidro e Poliéster), revestidas com dupla camada de borracha nitrílica na palma e ponta de dedos, sendo a camada externa com acabamento “areiado” para melhor aderência. Disponível nos tamanhos: P, M, G, GG.

Ela é indicada para trabalhos pesados com grande risco de corte em contato com superfícies impregnadas de óleo.

Para outras luvas com borracha nitrílica confira o site da Qualiflex. 

Leia também:

NR 26 e Segurança – As 7 cores da Sinalização! – Qualiflex 

IMPORTANTE! Confira As Principais NRs Em Vigor E A Aplicabilidade Delas Nas Empresas. – Qualiflex