Normativa ANVISA - RDC 26/2015 - Luvas de Látex

Recentemente, a ANVISA publicou a RDC 26/2015 sobre a rotulagem de alimentos quando na presença de alergênicos.
Entre diversas outras diretrizes, este documento aborda a utilização de luvas de látex para manipulação de alimentos e passa a considerar o contato do látex como um potencial agente alergênico, conforme texto abaixo :
 
#38. Qual advertência deve ser declarada para produtos que entram em contato com materiais que contêm látex natural ou seus derivados? 
 
O látex natural ou seus derivados podem estar presentes em diversos materiais que entram em contato com o alimento, tais como: (a) luvas para manipulação; (b) materiais utilizados na selagem de latas; (c) adesivos para selagem a frio; (d) redes utilizadas como embalagens; e (e) alguns equipamentos que processam alimentos. Adicionalmente, foi notado que produtos contendo látex natural obtidos de diferentes fabricantes apresentam grande variação no conteúdo de alérgenos e que essas substâncias podem migrar para os alimentos e desencadear alergias alimentares. Assim, quando um alimento entrar em contato com materiais que contêm látex natural e a possibilidade de contaminação com essa substância não for adequadamente controlada pelo Programa de Controle de Alergênicos, deve ser declarada a advertência de contaminação cruzada. Por exemplo, se os manipuladores de uma empresa utilizam luvas de látex para manusear os alimentos e não existem controles que garantam que essa substância não migra em níveis detectáveis para os alimentos, deve ser declarada a advertência: ALÉRGICOS: PODE CONTER LÁTEX NATURAL.
 
 
Diante desta nova normativa, a Qualiflex passou a oferecer aos seus clientes uma nova linha de luvas fabricadas com borracha nitrílica, 100% isentas de látex e perfeitamente enquadradas nas novas regras da ANVISA.
 
foto_nitrilica_descartavelfoto_nitrilica_verde
 
As luvas nitrílicas oferecem inúmeras vantagens aos usuários e empresas se comparadas às tradicionais luvas de látex, podendo citar:
 
1) Durabilidade
A borracha nitrílica é até 5 vezes mais resistente à perfuração, rasgamento e abrasão que luvas de látex natural. Na prática, isso significa que o usuário precisará substituir a luva menos vezes por dia, ficará mais protegido e terá uma produtividade melhor. Os gastos com luvas serão reduzidos, além de gerar menor quantidade de resíduos e menor necessidade de estoque. 
 
2) Resistência Química
A borracha nitrílica é infinitamente superior ao látex natural no que se refere à resistência química. O látex é corroído por substancias orgânicas, incluindo gordura e sebo animal. Isso significa que durante a manipulação, a luva se deteriora e precisa ser reposta constantemente. Já a borracha nitrílica é resistente a uma gama imensa de agentes químicos, incluindo produtos origem animal. Por isso, não sofrem corrosão e são mais duráveis e seguras para a manipulação de alimentos. 
 
3) Não é alergênico
A borracha nitrílica é um composto sintético, livre das proteínas e substâncias alergênicas do látex natural, portanto, não causará nenhuma reação alérgica nos usuários e nos consumidores dos alimentos manuseados com as luvas.
Além disso, não gera a necessidade de rotular o produto como potencial alergênico, passando assim maior confiança ao consumidor ao escolher uma marca de alimento.
 
4) Luvas Ambidestras
Em sincronia com a necessidades do mercado, a Qualiflex trouxe também as luvas nitrílicas ambidestras para melhor atender seus clientes.

foto_nitrilica_ambi

Em diversos processos nas indústrias alimentícias e frigoríficos, é comum que uma das mãos se desgaste mais rápido que a outra, gerando a necessidade da troca do par.
Pensando na redução de custos para estas situações, foi desenvolvida uma luva ambidestra de alta resistência e elasticidade (não descartável), comercializada por peça e que serve tanto na mão esquerda quanto na direita.
Desta forma, quando só uma das mãos está desgastada, troca-se somente uma mão e não o par. Isso garante economia na compra de luvas, eficiência de produção e menor geração de resíduos, garantindo menor impacto ambiental e ecológico.

Entre em contato com nosso departamento comercial e solicite um orçamento da linha de luvas nitrílicas:
email: vendas@qualiflex.com.br
tel: (11) 2069-0300